Páginas

22 de maio de 2020

PERÍODO DE 25/05 A 05/06 - 2º ANO






PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – 2º ANO
PERÍODO: 25/05 a 05/06




Dia 25/05 (segunda-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdos: Números naturais e sequências numéricas 


1.     Livro didático de Matemática:
- A importância dos números (páginas 10 e 11).
- História dos números (página 15).
- Registro de quantidade – atividades 1 e 2 (página 16). Atividade 1.

2. Vídeos no YouTube




Disciplina: Arte
Conteúdo: Elementos da linguagem visual

           1.     Livro didático de Arte
-    - Um museu de brinquedo! - leitura com a ajuda de um familiar (páginas 64, 65 e 70).
     - Atividade prática - realizar no caderno de Arte (página 75).

Dia 26/05 (terça-feira)

Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Segmentação de palavras

1.     Livro didático de Língua Portuguesa:
- Cantigas Populares (páginas 18 e 19).
- Leitura e interpretação da Cantiga popular “A barata diz que tem” (páginas 20 a 23).
- Ordem alfabética – atividades 1 e 2 (página 25).
- Vogais, consoantes, formação de palavras (páginas 26 a 33).




2. Vídeo no YouTube:


3. Atividade complementar:
- Em seu caderno escreva uma cantiga popular que você conhece:
Exemplo:
O sapo não lava o pé
Atirei o pau no gato
Ciranda Cirandinha

Dia 27/05 (quarta-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistema de numeração

       1.     Livro didático de matemática
- Dezenas inteiras ou dezenas exatas - atividades (páginas 20,21 e 22).
- Atividade “Recursos manipuláveis” (utilizar tampinhas, palitos, etc).

Disciplina: Educação Física
Conteúdo: Brincadeiras e jogos da cultura popular

- Texto informativo:
O jogo da Amarelinha é uma atividade muito conhecida e tradicional no Brasil. Ao mesmo que tempo que ajuda as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e o equilíbrio.




Como brincar de amarelinha
1- Com um giz branco, desenhar o diagrama composto de 10 quadros, e depois numerá-los de 1 a 10, com giz. Se pode fazer uma amarelinha menor ou maior, segundo o tamanho e as capacidades das crianças.
2- Feito isso, para começar a jogar, a criança deve se posicionar de costas, atrás do primeiro quadrado, e atirar o marcador. A casa onde cair o marcador será o quadrado em que a criança não poderá pisar.
3- A criança começará o circuito da amarelinha pulando com um (nas casas solitárias) ou dois pés (nas casas duplas) segundo a posição dos quadrados. O objetivo é, sem pisar na casa onde está o marcador, que a criança percorra pulando a amarelinha até o número 10, pegue o marcador e volte.
4- Se a criança errar, ou seja, não conseguir se equilibrar para pegar o marcador, então será a vez do próximo jogador.
5- Será vencedora a criança que consiga completar todo o percurso primeiro, ou seja, que vá e volte trazendo o marcador, sem se desequilibrar.

- Com a ajuda de um familiar desenhar uma amarelinha no pátio da sua casa. Nesta brincadeira, você poderá escrever os números com sequências numéricas diferentes, explorando o antecessor e o sucessor.



Dia 28/05 (quinta-feira)

Disciplina Língua Portuguesa
Conteúdo: Gênero textual - fábula
1. Livro didático de Língua Portuguesa
- Fábula “O corvo e a raposa” - Leitura e interpretação (páginas 70,71 e 72)

Disciplina: Ciências
Conteúdo: Hábitos saudáveis de higiene  
  

      1.     Vídeos do YouTube:



      2.     Livro didático de Ciências
- Unidade 2 “Você está ficando mais velho” - leitura (páginas 38 e39).
- Atividades:
- Fique diante de um espelho e observe os seus dentes (página 40).
- Cuidados com os dentes (páginas 41,42 e 43).
- Com a ajuda de um familiar, fazer a leitura do texto “Seus hábitos, sua idade” (página 44) e realizar as atividades 1, 2 e 3 (página 45).
                           
Dia 29/05 (sexta-feira)

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistema de numeração decimal
      1.     Livro didático de Matemática
– Recursos para facilitar a contagem  - atividades 1 e 2 (página 23).
   
      2.     Vídeo do Youtube

      
3.     Livro didático de Matemático
- Utilizando o material dourado - atividades 1 e 2 (páginas 24 e 25).

Disciplina: Oficina de Língua Portuguesa
Conteúdo: Leitura

      1.     Caderno de Aulas Especiais

- Atividade impressa sobre o Dia da Água (observação: atividade já havia sido impressa anteriormente para ser trabalhada em sala de aula, como não foi possível, está sendo enviada para casa).



                                        Dia 01/06 (segunda-feira)
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Gênero textual - poema

      1.     Livro didático de Língua Portuguesa
- Poema sopa de letrinhas - leitura (página 116).
- Interpretação do texto - atividades 1 ao 9 (páginas 117 e 118).




      2.     Atividade no caderno



Disciplina: História
Conteúdo: A noção do “EU”

1.     Vídeo do YouTube

-  Linha do tempo - A história de Lalá


       2. Livro Didático de História
- A linha do tempo - com a ajuda de um familiar ler e responder as questões das páginas 16, 17 e 18.

             3.     Atividade no caderno
      – Complete a sua linha do tempo.
   


                                  Dia 02/06 (terça-feira)

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Números ordinais

       1.     Livro didático de Matemática
- Ordem dos números - atividades 1 ao 8 (páginas 30 a 32).

Disciplina: Geografia
Conteúdo: Diferenças e semelhanças

1.       Vídeo do YouTube

       2.       Livro didático de Geografia
- Viva a diferença - atividades de 1, 2 ,3 e 4 – Com a ajuda de um familiar ler e responder oralmente as questões (página 10).




Dia 03/06 (quarta-feira)

Disciplina: História
Conteúdo: Convivência – eu e o outro

      1.     Vídeos do YouTube



      2.     Atividade no caderno
- Registrar o enunciado e fazer o que se pede:

convivência
Sabemos que existem várias regras de convivência. Com a ajuda de um adulto desenhe a que mais você gostou nos vídeos que você assistiu.

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Geometria – Localização

      1.     Livro didático de Matemática
- Localização na malha quadriculada - atividade 19 (página 77).

       2.     Atividade no caderno




Dia 04/06 (quinta-feira)

Disciplina: Ciências 
Conteúdo: Seres vivos e não vivos

      1.     Vídeo do YouTube

2. Livro didático de Ciências – leitura e atividades (páginas 22 e 31).




Disciplina: Ensino Religioso
Conteúdo: Regras de convivência

      1.     Vídeo do YouTube

- Conversa em família sobre o vídeo.


Dia 05/06 (sexta-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Medidas de tempo (calendário)

      1.     Livro didático de Matemática
- Leitura e resolução das atividades (páginas 172,173 e 174).
- Completar o calendário do mês de Junho, (no livro didático de matemática)  e destacar as datas comemorativas. OBSERVAÇÃO: Utilizar cores variadas.

Disciplina: Oficina de Matemática
Conteúdo: Discriminação visual

      1.     Jogo online
-  Olho vivo

Os blogs da Informática 1 (Profª Vanda) e da Informática 2 (Profª Mayra) também estão esperando a visita de vocês com novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário