PLANO DE ESTUDOS DIRIGIDOS – 2º ANO
Dia
25/05 (segunda-feira)
Disciplina: Matemática
1.
Livro
didático de Matemática:
- A importância dos números (páginas 10
e 11).
- História dos números (página 15).
- Registro de quantidade – atividades 1
e 2 (página 16). Atividade 1.
2.
Vídeos no YouTube
Disciplina:
Arte
Conteúdo: Elementos da
linguagem visual
1.
Livro
didático de Arte
- - Um museu de brinquedo! - leitura com a ajuda de um familiar (páginas 64, 65 e 70).
- Atividade prática - realizar no caderno de Arte (página 75).
- - Um museu de brinquedo! - leitura com a ajuda de um familiar (páginas 64, 65 e 70).
- Atividade prática - realizar no caderno de Arte (página 75).
Dia
26/05 (terça-feira)
Disciplina: Língua
Portuguesa
Conteúdo: Segmentação de palavras
1.
Livro
didático de Língua Portuguesa:
- Cantigas Populares (páginas 18 e 19).
- Leitura e interpretação da Cantiga
popular “A barata diz que tem” (páginas 20 a 23).
- Ordem alfabética – atividades 1 e 2
(página 25).
2.
Vídeo no YouTube:
3.
Atividade complementar:
- Em seu caderno escreva uma cantiga
popular que você conhece:
Exemplo:
O sapo não lava o pé
Atirei o pau no gato
Ciranda Cirandinha
Dia
27/05 (quarta-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistema de numeração
1.
Livro didático de matemática
- Dezenas inteiras ou dezenas exatas - atividades (páginas 20,21 e 22).
- Atividade “Recursos manipuláveis” (utilizar tampinhas, palitos, etc).
Disciplina: Educação Física
Conteúdo: Brincadeiras e jogos da cultura popular
- Texto informativo:
O jogo da Amarelinha é uma atividade muito conhecida e tradicional no
Brasil. Ao mesmo que tempo que ajuda as crianças a conhecer e a escrever os
números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar,
raciocinar e o equilíbrio.
Como brincar de amarelinha
1- Com um giz branco, desenhar o diagrama composto de 10 quadros, e
depois numerá-los de 1 a 10, com giz. Se pode fazer uma amarelinha menor ou
maior, segundo o tamanho e as capacidades das crianças.
2- Feito isso, para começar a jogar, a criança deve se posicionar de
costas, atrás do primeiro quadrado, e atirar o marcador. A casa onde cair o
marcador será o quadrado em que a criança não poderá pisar.
3- A criança começará o circuito da amarelinha pulando com um (nas
casas solitárias) ou dois pés (nas casas duplas) segundo a posição dos
quadrados. O objetivo é, sem pisar na casa onde está o marcador, que a
criança percorra pulando a amarelinha até o número 10, pegue o marcador e
volte.
4- Se a criança errar, ou seja, não conseguir se equilibrar para pegar
o marcador, então será a vez do próximo jogador.
5- Será vencedora a criança que consiga completar todo o percurso primeiro,
ou seja, que vá e volte trazendo o marcador, sem se desequilibrar.
|
- Com a ajuda de um familiar desenhar uma amarelinha no pátio da sua
casa. Nesta brincadeira, você poderá escrever os números com sequências
numéricas diferentes, explorando o antecessor e o sucessor.
|
Dia
28/05 (quinta-feira)
Disciplina Língua Portuguesa
Conteúdo: Gênero
textual - fábula
1. Livro didático de Língua Portuguesa
- Fábula “O
corvo e a raposa” - Leitura e interpretação (páginas 70,71 e 72)
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Hábitos
saudáveis de higiene
1.
Vídeos do YouTube:
2.
Livro didático de Ciências
- Unidade 2
“Você está ficando mais velho” - leitura (páginas 38 e39).
- Atividades:
- Fique diante
de um espelho e observe os seus dentes (página 40).
- Cuidados com
os dentes (páginas 41,42 e 43).
- Com a ajuda
de um familiar, fazer a leitura do texto “Seus hábitos, sua idade” (página 44)
e realizar as atividades 1, 2 e 3 (página 45).
Dia
29/05 (sexta-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistema de numeração decimal
1.
Livro
didático de Matemática
– Recursos para facilitar a contagem - atividades 1 e 2 (página 23).
2.
Vídeo do
Youtube
3.
Livro didático de Matemático
- Utilizando o material dourado - atividades 1 e 2 (páginas 24 e 25).
Disciplina: Oficina
de Língua Portuguesa
Conteúdo: Leitura
1. Caderno
de Aulas Especiais
- Atividade impressa sobre o Dia da Água
(observação: atividade já havia sido impressa anteriormente para ser trabalhada
em sala de aula, como não foi possível, está sendo enviada para casa).
Dia
01/06 (segunda-feira)
Disciplina: Língua
Portuguesa
Conteúdo: Gênero textual - poema
1.
Livro
didático de Língua Portuguesa
- Poema sopa de letrinhas - leitura (página
116).
2. Atividade
no caderno
Disciplina: História
Conteúdo: A noção do “EU”
1.
Vídeo do YouTube
- Linha do tempo - A história de Lalá
2. Livro Didático de História
- A linha do tempo - com a ajuda de um familiar
ler e responder as questões das páginas 16, 17 e 18.
3. Atividade no
caderno
–
Complete a sua linha do tempo.
Dia 02/06 (terça-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Números ordinais
1.
Livro
didático de Matemática
- Ordem dos números - atividades 1 ao 8
(páginas 30 a 32).
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Diferenças e semelhanças
1.
Vídeo do YouTube
2.
Livro
didático de Geografia
- Viva a diferença - atividades
de 1, 2 ,3 e 4 – Com a ajuda de um familiar ler e responder oralmente as
questões (página 10).
Dia 03/06
(quarta-feira)
Disciplina: História
Conteúdo: Convivência – eu e o outro
1.
Vídeos
do YouTube
2.
Atividade
no caderno
- Registrar o enunciado
e fazer o que se pede:
convivência
Sabemos
que existem várias regras de convivência. Com a ajuda de um adulto desenhe a
que mais você gostou nos vídeos que você assistiu.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Geometria – Localização
1.
Livro
didático de Matemática
- Localização na malha quadriculada - atividade
19 (página 77).
2. Atividade no
caderno
Dia
04/06 (quinta-feira)
Disciplina:
Ciências
Conteúdo: Seres vivos e não vivos
1.
Vídeo
do YouTube
Disciplina: Ensino
Religioso
Conteúdo: Regras de
convivência
1.
Vídeo
do YouTube
- Conversa em
família sobre o vídeo.
Dia
05/06 (sexta-feira)
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Medidas de tempo (calendário)
1.
Livro
didático de Matemática
- Leitura e resolução das atividades (páginas
172,173 e 174).
- Completar o calendário do mês de Junho, (no livro didático de matemática) e destacar as datas comemorativas. OBSERVAÇÃO:
Utilizar cores variadas.
Disciplina: Oficina de
Matemática
Conteúdo: Discriminação visual
1.
Jogo
online
Os blogs da Informática 1 (Profª Vanda) e da Informática 2 (Profª Mayra) também estão esperando a visita de vocês com novidades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário