Páginas

1 de julho de 2021

Período de 01 a 30/07 - Ed. Infantil 4

 


DIA 01/07/2021 (QUINTA-FEIRA)

Tema da aula: Jogo das cores

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo:



- Atividade: Sequência de cores em tabuleiro.

 Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Papel sulfite, folha de papelão, círculos coloridos (5 cores), folha de papelão tamanho maior que o sulfite.


EDUCAÇÃO EMOCIONAL - Professora Ivete

Tema da aula: Afetividade

Procedimentos/estratégias:

- Enviado no grupo de pais do whatsapp.


DIA 02/07/2021 (SEXTA-FEIRA)

Tema:  Caça ao tesouro das formas

 Procedimentos/ estratégias:

- Vídeo explicativo:





- Brincadeira: Caça ao tesouro.

- Gravar um vídeo realizando a brincadeira com a família

 Recursos:

- Computador/ celular com internet;

- Objetos variados conforme as formas geométricas estabelecidas na brincadeira.


DIA 05/07/2021 (SEGUNDA-FEIRA)

AULAS ESPECIAIS

ARTE - Professora Marlete

Tema da aula: Desenho na bandeja de isopor

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo:



- Utilizando uma bandeja de isopor, a criança irá perfurar com palito de dente ou de churrasco, perfurar o isopor formando um desenho e depois pintar com guache ou giz de cera.

Recursos:

- Computador ou celular, folha sulfite ou caderno, palito de dente ou churrasco, tinta ou giz de cera


ENSINO RELIGIOSO - Professora Luciana

Tema da aula: Saudades da escola

 Procedimentos/estratégias:

 - Vídeo do youtube com a música “Saudades da Escola”:


- Atividade:

Estamos todos ansiosos para voltar à escola, não é mesmo? Você deve ficar imaginando a sua sala de aula, o encontro com os seus amigos, as atividades... Então, faça um desenho bem bonito no Caderno das Aulas Especiais que demonstre o quanto você está esperando pelo momento de ir para a escola. (Quando eu puder ir para a escola...)

Recursos:

-Celular ou computador com Internet

- Caderno das Aulas Especiais;

- Lápis de escrever;

- Lápis coloridos.


EDUCAÇÃO FÍSICA - Professora Bernadete

Tema da aula: Dança junina em casa

Procedimentos/estratégias:

- Vídeo:



- Assistir ao vídeo com a coreografia da dança, realizar os movimentos e se divertir bastante.

 Recursos:

- Computar/celular.


DIA 06/07/2021 (TERÇA-FEIRA)

Tema da aula: Sequência das formas geométricas

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo:



- Música “Minhoquinha”:



- Atividade: Completar a minhoca com as formas geométricas de acordo com a sequência.

 


Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Atividade impressa;

- Lápis de escrever;

- Lápis de cor;

- Borracha.


DIA 07/07/2021 (QUARTA-FEIRA)

Tema da aula: Ratinho de formas geométricas.

Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo.



- Atividade: Com recortes de formas geométricas, confeccione um ratinho do seu jeito, depois complete o cenário.



Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Recortes de diversas cores das formas geométricas

(canetinha, lápis de cor, lápis preto).


DIA 08/07/2021 (QUINTA-FEIRA)

Tema da aula: Tapete do movimento com as formas geométricas

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo:




- Atividade: Dançar conforme os comandos dados no vídeo, pulando sobre as formas geométricas.

 Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Formas geométricas em tamanhos grandes (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).


DIA 09/07/2021 (SEXTA-FEIRA)

Conselho de classe: Não haverá envio de atividades.


DE 10 A 25/07 - RECESSO ESCOLAR 



DIA 26/07/2021 (SEGUNDA-FEIRA)

ARTE

Tema da aula: Desenho com garfo

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo:



- Utilizando garfo e tinta guache, criar um desenho.

 Recursos:

- Computador ou celular, folha sulfite ou caderno, garfo e tinta.


ENSINO RELIGIOSO

Tema da aula: Paz

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do youtube com a história “Livro da Paz”:


- Atividade: No caderno das aulas especiais, faça um desenho que represente a paz. Tire uma foto e envie para a professora.

 Recursos:

- Celular ou computador com Internet;

- Caderno das aulas especiais;

- Lápis de escrever;

- Lápis coloridos.


EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema da aula: Esquema corporal

Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo: 



- Assistir ao vídeo e realizar os movimentos.

 Recursos:

- Computar/celular.

 

DIA 27/07/2021 (TERÇA-FEIRA)

Tema da aula: Boneca ABAYOMI

  Procedimentos/estratégias:

- História “As bonecas da Vó Maria”:


- Vídeo explicativo.



- Atividade: Confecção da boneca ABAYOMI.

  Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Retalhos de tecidos nas seguintes medidas:.



DIA 28/07/2021 (QUARTA-FEIRA)

Tema:  Chapeuzinho Vermelho

Procedimentos/ estratégias:

- História cantada “Chapeuzinho Vermelho”: 




- Vídeo explicativo da dobradura.

- Dobradura da Chapeuzinho Vermelho e da vovó.

 Recursos:

- Computador/ celular com internet

- Folha para dobradura

- Caderno

- Cola 


INFORMÁTICA

Tema da aula: Lateralidade

Procedimentos/estratégias:

Atividade 1: “Vídeo: Embaixo, em cima, direita, esquerda”

https://youtu.be/cRFGI2wEpk8

- Atividade 2: “Labirinto”

https://www.jogosgratisparacriancas.com/labirintos/11-labirinto-tartaruga.php

Recursos:

Computador, celular ou tablet e internet.


DIA 29/07/2021 (QUINTA-FEIRA)

Tema: Brincadeiras do tempo da vovó e do vovô

Procedimentos/ estratégias:

- Música "O LIVRO DE BRINCADEIRAS DO VOVÔ TOTÓ - CANINÓPOLIS":



- Atividade: escolher uma brincadeira antiga e brincar com os familiares.

Sugestões: https://grupoahora.net.br/conteudos/2017/07/22/brincadeiras-do-tempo-da-vovo/

Cinco Marias

Essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia.

Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra. Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas.

Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém. desta vez, pega-se duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita.

Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada.

Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.

Pião

Um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e esse sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.

Passar anel

Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.

Cabra-cega

Depois de determinado espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra-cega. Em seguida, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua.

Escravos de Jó

Dois participantes cantam “Escravos de Jó jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.

 Roda

Em roda, cantem canções antigas e façam os gestos e representações das mesmas. Lembramos de algumas músicas como Ciranda-cirandinha, A linda rosa juvenil, A galinha do vizinho, A canoa virou, Eu entrei na roda, Cachorrinho está latindo, O meu chapéu tem três pontas, Pai Francisco, Pirulito que bate-bate, Samba lelê, Se esta rua fosse minha, Serra serra serrador, entre outras.

Amarelinha

Risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se
com um pé só, dentro de cada quadrado.

Bolinha de gude

Essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.

Elefante colorido

Crianças e avós devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: “Elefante colorido”. E as outras perguntam: “De que cor?”. O mestre escolhe uma cor e todos devem tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.

DIA 30/07/2021 (SEXTA-FEIRA)

Tema: Minha vovó

Procedimentos/ estratégias:

- História:  "O livro da vovó" de Todd Parr":



- Atividade: no caderno faça um desenho de como é a sua vovó.



Nenhum comentário:

Postar um comentário