Páginas

11 de outubro de 2021

1º ano - Período de 11 a 22/10

 


DIA 11/10/2021 (SEGUNDA-FEIRA)
Recesso (15/10 - Dia do Professor)

DIA 12/10/2021 (TERÇA-FEIRA)
Feriado - Dia de Nossa Senhora Aparecida

DIA 13/10/2021 (QUARTA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Tema da aula: Revisando as famílias silábicas S - T

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeos do YouTube “SA SE SI SO SU - CRIANÇAS INTELIGENTES - JOVEM PAN KIDS”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QCRw2w8cfOU e “TA TE TI TO TU - CRIANÇAS INTELIGENTES - JOVEM PAN KIDS”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mnDc1MiEnTk e

- Atividades: 1. Circular a sílaba inicial. 2. Completar a cruzadinha.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, material impresso.


CIÊNCIAS

Tema da aula: Escalas de tempo - a semana

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do Youtube “Dias da semana, 7 dias a semana têm”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iDoP1qLTcbQ

- Atividade: Dias da semana.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, atividade impressa, lápis de cor e caderno.          

 



DIA 14/10/2021 (QUINTA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Tema da aula: Pesquisa: letra Z

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Letra Z – Letras – Os Pequerruchos Almanaque”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lXwRHNFGHdI

- Atividades: Livro didático de Língua Portuguesa (p. 222 até 228).

 Recursos:

- Computador/celular com internet, livro didático de Língua Portuguesa, lápis de escrever, borracha e lápis de cor.


MATEMÁTICA

Tema da aula: Relembrando figuras geométricas, situações-problema e adição

Procedimentos:

- Vídeos do YouTube “Aprenda as formas geométricas com Pocoyo” e “Como resolver situações problema?”, disponíveis no blog.

- Atividade 1: Conte e registre o número de cada figura geométrica, ditado numérico e resolva as operações.

- Atividade 2: Resolver os probleminhas.




DIA 15/10/2021 (SEXTA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Tema da aula: Letra Q

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “LETRA Q disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rFObAPzKBVA

- Atividade: Circular a palavra correta.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha e lápis de cor ou giz de cera, atividade impressa.


MATEMÁTICA

Tema da aula: Adição colorida

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Adição, aprenda a somar”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v1trzstSCmE

- Atividades: Resolver as operações e pintar conforme o resultado, obedecendo a legenda.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, atividade impressa, lápis e borracha.



DIA 18/10/2021 (SEGUNDA-FEIRA)

HISTÓRIA

Tema da aula: Brincadeira de criança

Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “As Brincadeiras de ontem e hoje”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ddv9tbHOC_Y

- Atividades: Páginas 62 a 69 do livro didático de História. Conversar com os alunos sobre o quanto é bom ser criança e como devemos brincar. Relembrar brincadeiras antigas e propor brincar de: amarelinha, peteca, corrida com obstáculos etc.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, livro didático, lápis de cor, lápis de escrever, borracha.


GEOGRAFIA

Tema da aula: Inverno e verão

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Roupa de inverno e roupa de verão para crianças”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xYogWdoFOdY

- Atividades: Livro didático de Geografia (p. 74, 75 e 76). Depois fazer um desenho no caderno das roupas que utilizamos durante o período do inverno e do verão.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, livro didático de Geografia, caderno, lápis de cor.


DIA 19/10/2021 (TERÇA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Tema da aula: Revisando as famílias silábicas N - P - R

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Família Silábica (B a Z) - Alfabetização Infantil- Vídeo Educativo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-fBtDE_ZggE

- Atividade: Resolver as atividades impressas, relembrando as famílias silábicas elencadas.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha e material impresso.



MATEMÁTICA

Tema da aula: Subtração e tratamento da informação

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeos no YouTube “Subtração para crianças com dinossauros”, disponível em: https://youtu.be/yEq6MIbYuTA e “Matemática caderno mágico – Interpretar gráficos”, disponível em: https://youtu.be/PczJAqT6clo

- Atividades:

1. Subtração: auxiliar a criança a realizar a subtração, explicando para ela que o número que vem após o sinal de menos ( - ), é a quantidade de elementos que deverá ser riscada ou marcada com um X e que o restante dos elementos que sobrarem sem marcação, é o resultado da operação que deve ser registrado após o sinal de igual ( = ).

2. Gráfico do folclore: explicar para a criança que cada coluna, ou “predinho” como a professora chama em sala também, atinge uma certa altura, porque corresponde ao número de votos que cada personagem recebeu. Fazer a criança utilizar uma régua se necessário para verificar a quantidade de votos e auxiliá-la a responder as questões.

Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, atividades impressas.



DIA 20/10/2021 (QUARTA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA (APOIO PEDAGÓGICO)

Tema da aula: Formação de palavras e sequência numérica

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “FAMÍLIA SILÁBICA DO V - VA VE VI VO VU”, disponível em: https://youtu.be/qxgpq71UabE

Com ajuda de um adulto fazer as atividades impressas e colar no caderno de Português:

Ler o texto e pintar seguindo o enunciado da atividade;

Ler as sílabas e formar palavras seguindo os numerais abaixo;

Caçar as sílabas formando os nomes dos desenhos que estão ao redor;

Recortar e colar a sequência dos numerais.

Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, atividade impressa, lápis de cor.



CIÊNCIAS

Tema da aula: Atividade avaliativa

 Procedimentos/estratégias:

- Para os alunos remotos, vídeos do YouTube “Aprendendo as partes das plantas e suas funções”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SKPd7EcdjgQ e “As partes do corpo humano para crianças”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qelEiERtEUY

- Atividade: Atividade avaliativa de Ciências.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, atividades impressas, lápis de escrever, borracha e lápis de cor.



DIA 21/10/2021 (QUINTA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Tema da aula: Pesquisa: letra Z

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Letra Z – Letras – Os Pequerruchos Almanaque”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lXwRHNFGHdI

- Atividades: Livro didático de Língua Portuguesa (p. 222 até 228).

 Recursos:

- Computador/celular com internet, livro didático de Língua Portuguesa, lápis de escrever, borracha e lápis de cor.

 

MATEMÁTICA

Tema da aula: Revisando as dezenas

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Família numérica até o 40”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=UT6bJAk2VYQ

- Atividades impressas.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, atividades impressas e caderno de Matemática.





DIA 22/10/2021 (SEXTA-FEIRA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Tema da aula: Letra Q

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “LETRA Q - Vamos cantar e escrever?”, disponível:

https://www.youtube.com/watch?v=TP4rt50UXjU.

- Atividades: Livro didático de Língua Portuguesa, p. 236, 237 e 238 e atividade impressa da letra Q (ditado recortado).

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, apontador, livro didático de Língua Portuguesa e atividades impressas.

 


MATEMÁTICA

Tema da aula: Situações-problema e tratamento da informação

Procedimentos/estratégias:

- Vídeos do YouTube “Exercícios de subtração – Aprender subtração com o Dino e com a Saury – Matemática para crianças”, disponível em https://youtu.be/nOvXPFkaxJs e “Matemática caderno mágico – Interpretar gráficos”, disponível em: https://youtu.be/PczJAqT6clo

- Atividades:

 1.    Fazer a leitura das situações problema e questionar a criança sobre qual cálculo ela usaria para resolver a questão, adição ou subtração. Questioná-la também por quê escolheu esta operação.

2. Gráfico do lanche: explicar para a criança que cada coluna, ou “predinho” como a professora chama em sala também, atinge uma certa altura, porque corresponde ao número de votos que cada lanche recebeu. Fazer a criança utilizar uma régua se necessário para verificar a quantidade de votos e auxiliá-la a responder as questões.

 Recursos:

- Computador/celular com internet, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, tesoura, cola e atividades impressas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário