Páginas

27 de setembro de 2021

Ed. Infantil 4 - 27/09 a 08/10

 


Tema da sequência didática: Brincadeira de criança


DIA 27/09/2021 (SEGUNDA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: O bebê que sabia brincar

Procedimentos/estratégias/ metodologia:

- História “O bebê que sabia brincar”. Para os alunos remotos, vídeo disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=bYIkTH4fbso

- Explorar na oralidade:

*Do que você mais gosta de brincar?

*Qual seu brinquedo preferido?

*Será que é possível brincar sem brinquedo?

- Em sala de aula, fazer uma receita de massinha caseira para modelar sua brincadeira preferida (registrar as modelagens com fotos).

- Vídeo “Massinha de Modelar com suco”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=BjT_CSVoFkA

      

 

Recursos:

- Celular/computador com internet ou o livro, ingredientes para fazer a massinha de modelar (farinha de trigo, sal, água e suco em pó).


GRUPO AMARELO

Tema da aula: Brincadeira com objetos

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Atividade com objetos”, disponível em: https://youtu.be/4693--zuMYY

- Com ajuda de um adulto, seguir as instruções propostas no vídeo:

- Pular sobre os objetos, de um lado para outro;

- Andar em zigue-zague, lateralmente do lado direito, do lado esquerdo, pela lateral trocando nos objetos;

- Levantar os objetos sobre a cabeça.

 Recursos:

- Objetos, computador/celular com internet.


DIA 28/09/2021 (TERÇA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Batata quente

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Tá de brincadeira - Batata quente”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=AN0xLjMZdMI

- Atividade: Brincar de batata quente. Depois pintar, recortar e colar o Senhor Batata.

- Mais explicações e dicas sobre a brincadeira:

https://cursodebaba.com/brincadeira-batata-quente/

 


Recursos:

- Computador/celular com internet;

- “Batata quente” confeccionada com EVA ou outro objeto;

- Atividade impressa;

- Caderno;

- Lápis de cor, tesoura e cola. 


GRUPO AMARELO

Tema da aula: Elefantinho colorido

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo da brincadeira disponível em https://youtu.be/1kS2O284AIk

- Atividade: Um adulto irá falar: Elefantinho colorido. A criança diz: Que cor? O adulto diz: Amarelo. E marca um tempo (uns 10 segundos).  E a criança vai em busca de um objeto da cor amarela pela casa. Se não encontrar, a criança paga um mico escolhido pelo adulto que pode ser: pular num pé só, cantar uma música, imitar um animal. E segue a brincadeira com as outras cores.

- Para concluir, assistir o vídeo da música Elefantinho Colorido disponível em https://youtu.be/Y0JemgLcFH4 

Recursos:

- Computador/celular com internet.

- Objetos de várias cores


DIA 29/09/2021 (QUARTA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Estátua

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Estátua Diferente”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QAGphdpM8a4

- Brincadeira: “Estátua Diferente”.

- Atividade: Agora registre qual foi a  parte favorita da brincadeira estátua diferente , solte sua imaginação e criatividade (imprimir a foto do rosto das crianças para que completem desenhando).









 Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Atividade impressa, lápis preto, lápis de cor, giz de cera.


GRUPO AMARELO

Tema da aula: O mestre mandou

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo: “O Mestre mandou”, disponível em: https://youtu.be/pGzaEynog1I

- Atividade: Brincadeira: “O mestre mandou”. Realizar os movimentos de acordo com as orientações do “mestre” (um adulto dará os comandos).

- Registrar no caderno a brincadeira através de desenhos.

 Recursos:

- Celular/computador com internet, caderno e lápis de cor.


DIA 30/09/2021 (QUINTA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Brincando de amarelinha

 Procedimentos/estratégias:

- Desenhar uma amarelinha com giz no chão, em seguida, contando em voz alta colocar os numerais e a professora irá ensinar e pular com as crianças, explicando as regras.

Após brincarem bastante, em sala de aula, juntamente com a ajuda da professora as crianças irão fazer a tentativa de escrita dos numerais da amarelinha da atividade impressa. Depois irão molhar o dedo na tinta e pular com os dedinhos, alternando 1(um) dedo e 2(dois) dedos, sobre a amarelinha impressa.

Atividade complementar: Letras do nome no palito – formar seu nome com as letras colados no palito (material enviado para casa). Depois de brincar bastante de montar e desmontar, pesquisar figuras que iniciem com as letras do seu nome.

 Recursos:

- Lápis de escrever;

- Lápis de cor;

- Tinta guache.



GRUPO AMARELO

Tema da aula: Brincadeiras e brinquedos favoritos

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Brincadeiras de criança”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zCyOvKGXuY4

- Atividade: Recortar imagens de revistas ou livros sem uso das suas brincadeiras ou brinquedos favoritos.

Recursos:

- Revistas ou livros sem uso para recorte;

- Cola e tesoura;

- Atividade impressa.


DIA 01/10/2021 (SEXTA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Brincando de imaginar

 Procedimentos/estratégias:

- História “Isso não é brinquedo!”, versão online disponível em:

https://cucasuperlegal.com/wp-content/uploads/2020/05/ISSO-N%C3%83O-%C3%89-BRINQUEDO.pdf

- Atividade: Levar uma “caixa surpresa” com itens do cotidiano. Ir retirando um a um da caixa e explorar a imaginação das crianças, incentivando que pensem em um jeito de brincar com aquele objeto, ou o que ele poderia ser de brinquedo. Depois, deixar que brinquem com os itens da caixa.

- Atividade de registro: Recortar e colar os brinquedos que caberiam em cada caixa.

- Dicas de leituras:

“10 objetos de casa que podem virar brinquedos incríveis”, disponível em:

https://lunetas.com.br/10-objetos-de-casa-que-podem-virar-brinquedos-incriveis/

“Brinquedos não estruturados: 4 motivos para apostar neles”, disponível em:

https://www.tibua.com.br/brinquedos-nao-estruturados-4-motivos-para-apostar-neles/

“7 Materiais e Brinquedos que vão Turbinar a Criatividade de seu Filho”, disponível em:

http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/7-materiais-e-brinquedos-que-vao-turbinar-criatividade-de-seu-filho/

“Como explorar os brinquedos: Exercício de variação de jogo”, disponível em:

https://www.institutofarol.com/post/como-explorar-os-brinquedos-exerc%C3%ADcio-de-varia%C3%A7%C3%A3o-de-jogo

- Atividade complementar: Desenhar um círculo para cada criança onde será sua toca; uma criança fica sem. Quando a música parar de tocar, todos devem trocar de toca. Sempre irá sobrar uma criança para tentar ocupar um lugar. A atividade deverá seguir um tempo determinado ou até que se perca o interesse na brincadeira.

 Recursos:

- Livro com a história ou celular/computador com internet;

caixa com itens diversos; atividade impressa; lápis de cor; tesoura; cola;

giz de quadro, rádio ou caixa de som;

- Espaço amplo para realizar a brincadeira da toca.


GRUPO AMARELO

Tema da aula: Jogo da velha

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Jogo da Velha”, disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=kSmR_vjSWoA

- Atividade: Assistir o vídeo, em seguida convidar uma pessoa e jogar o jogo da velha. Boa diversão.

 Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Jogo da velha, EVA, tec’s, cola quente.


DIA 04/10/2021 (SEGUNDA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Brincadeira com objetos

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Atividade com objetos”, disponível em: https://youtu.be/4693--zuMYY

- Com ajuda de um adulto, seguir as instruções propostas no vídeo:

- Pular sobre os objetos, de um lado para outro;

- Andar em zigue-zague, lateralmente do lado direito, do lado esquerdo, pela lateral trocando nos objetos;

- Levantar os objetos sobre a cabeça.

 Recursos:

- Objetos, computador/celular com internet.


GRUPO AMARELO

Tema da aula: O bebê que sabia brincar

Procedimentos/estratégias/ metodologia:

- História “O bebê que sabia brincar”. Para os alunos remotos, vídeo disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=bYIkTH4fbso

- Explorar na oralidade:

*Do que você mais gosta de brincar?

*Qual seu brinquedo preferido?

*Será que é possível brincar sem brinquedo?

- Em sala de aula, fazer uma receita de massinha caseira para modelar sua brincadeira preferida (registrar as modelagens com fotos).

- Vídeo “Massinha de Modelar com suco”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=BjT_CSVoFkA

      

 

Recursos:

- Celular/computador com internet ou o livro, ingredientes para fazer a massinha de modelar (farinha de trigo, sal, água e suco em pó).


DIA 05/10/2021 (TERÇA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Elefantinho colorido

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo explicativo da brincadeira disponível em https://youtu.be/1kS2O284AIk

- Atividade: Um adulto irá falar: Elefantinho colorido. A criança diz: Que cor? O adulto diz: Amarelo. E marca um tempo (uns 10 segundos).  E a criança vai em busca de um objeto da cor amarela pela casa. Se não encontrar, a criança paga um mico escolhido pelo adulto que pode ser: pular num pé só, cantar uma música, imitar um animal. E segue a brincadeira com as outras cores.

- Para concluir, assistir o vídeo da música Elefantinho Colorido disponível em https://youtu.be/Y0JemgLcFH4 

Recursos:

- Computador/celular com internet.

- Objetos de várias cores


GRUPO AMARELO

Tema da aula: Batata quente

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Tá de brincadeira - Batata quente”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=AN0xLjMZdMI

- Atividade: Brincar de batata quente. Depois pintar, recortar e colar o Senhor Batata.

- Mais explicações e dicas sobre a brincadeira:

https://cursodebaba.com/brincadeira-batata-quente/

 


Recursos:

- Computador/celular com internet;

- “Batata quente” confeccionada com EVA ou outro objeto;;

- Atividade impressa;

- Caderno;

- Lápis de cor, tesoura e cola. 


DIA 06/10/2021 (QUARTA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: O mestre mandou

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo: “O Mestre mandou”, disponível em: https://youtu.be/pGzaEynog1I

- Atividade: Brincadeira: “O mestre mandou”. Realizar os movimentos de acordo com as orientações do “mestre” (um adulto dará os comandos).

- Registrar no caderno a brincadeira através de desenhos.

 Recursos:

- Celular/computador com internet, caderno e lápis de cor.

 GRUPO AMARELO 

Tema da aula: Estátua

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Estátua Diferente”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QAGphdpM8a4

- Brincadeira: “Estátua Diferente”.

- Atividade: Agora registre qual foi a  parte favorita da brincadeira estátua diferente , solte sua imaginação e criatividade (imprimir a foto do rosto das crianças para que completem desenhando).









 Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Atividade impressa, lápis preto, lápis de cor, giz 


DIA 07/10/2021 (QUINTA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Brincadeiras e brinquedos favoritos

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo do YouTube “Brincadeiras de criança”, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=zCyOvKGXuY4

- Atividade: Recortar imagens de revistas ou livros sem uso das suas brincadeiras ou brinquedos favoritos.

Recursos:

- Revistas ou livros sem uso para recorte;

- Cola e tesoura;

- Atividade impressa.



GRUPO AMARELO

Tema da aula: Brincando de amarelinha

 Procedimentos/estratégias:

- Desenhar uma amarelinha com giz no chão, em seguida, contando em voz alta colocar os numerais e a professora irá ensinar e pular com as crianças, explicando as regras.

Após brincarem bastante, em sala de aula, juntamente com a ajuda da professora as crianças irão fazer a tentativa de escrita dos numerais da amarelinha da atividade impressa. Depois irão molhar o dedo na tinta e pular com os dedinhos, alternando 1(um) dedo e 2(dois) dedos, sobre a amarelinha impressa.

Atividade complementar: Letras do nome no palito – formar seu nome com as letras colados no palito (material enviado para casa). Depois de brincar bastante de montar e desmontar, pesquisar figuras que iniciem com as letras do seu nome.

 Recursos:

- Lápis de escrever;

- Lápis de cor;

- Tinta guache.

DIA 08/10/2021 (SEXTA-FEIRA)

GRUPO AZUL

Tema da aula: Jogo da velha

 Procedimentos/estratégias:

- Vídeo “Jogo da Velha”, disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=kSmR_vjSWoA

- Atividade: Assistir o vídeo, em seguida convidar uma pessoa e jogar o jogo da velha. Boa diversão.

 Recursos:

- Computador/celular com internet;

- Jogo da velha, EVA, tec’s, cola quente.


GRUPO AMARELO

Tema da aula: Brincando de imaginar

 Procedimentos/estratégias:

- História “Isso não é brinquedo!”, versão online disponível em:

https://cucasuperlegal.com/wp-content/uploads/2020/05/ISSO-N%C3%83O-%C3%89-BRINQUEDO.pdf

- Atividade: Levar uma “caixa surpresa” com itens do cotidiano. Ir retirando um a um da caixa e explorar a imaginação das crianças, incentivando que pensem em um jeito de brincar com aquele objeto, ou o que ele poderia ser de brinquedo. Depois, deixar que brinquem com os itens da caixa.

- Atividade de registro: Recortar e colar os brinquedos que caberiam em cada caixa.

- Dicas de leituras:

“10 objetos de casa que podem virar brinquedos incríveis”, disponível em:

https://lunetas.com.br/10-objetos-de-casa-que-podem-virar-brinquedos-incriveis/

“Brinquedos não estruturados: 4 motivos para apostar neles”, disponível em:

https://www.tibua.com.br/brinquedos-nao-estruturados-4-motivos-para-apostar-neles/

“7 Materiais e Brinquedos que vão Turbinar a Criatividade de seu Filho”, disponível em:

http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/7-materiais-e-brinquedos-que-vao-turbinar-criatividade-de-seu-filho/

“Como explorar os brinquedos: Exercício de variação de jogo”, disponível em:

https://www.institutofarol.com/post/como-explorar-os-brinquedos-exerc%C3%ADcio-de-varia%C3%A7%C3%A3o-de-jogo

- Atividade complementar: Desenhar um círculo para cada criança onde será sua toca; uma criança fica sem. Quando a música parar de tocar, todos devem trocar de toca. Sempre irá sobrar uma criança para tentar ocupar um lugar. A atividade deverá seguir um tempo determinado ou até que se perca o interesse na brincadeira.

 Recursos:

- Livro com a história ou celular/computador com internet;

caixa com itens diversos; atividade impressa; lápis de cor; tesoura; cola;

giz de quadro, rádio ou caixa de som;

- Espaço amplo para realizar a brincadeira da toca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário